Quais são os carboidratos bons?

Os carboidratos bons são a forma popular de denominar os carboidratos complexos, isto é, aqueles que possuem baixo índice glicêmico e, dessa forma, tornam-se mais saudáveis ao organismo. Um exemplo claro deste tipo são os alimentos integrais!

Os carboidratos, de uma maneira geral, são compostos orgânicos, que se constituem por hidrogênio, carbono e oxigênio. É importante que você saiba que eles possuem duas funções importantes para o corpo:

Os carboidratos complexos (os “carboidratos bons”) são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo e isso traz vantagens para quem busca a perda de peso, por exemplo, e até para quem sofre com diabetes. Mas, por quê?

É fácil: as estruturas complexas deste tipo de carboidrato são a união de várias moléculas. Nos alimentos, elas estão, em grande parte dos casos, associadas a fibras, o que faz com que o nosso corpo processe o alimento de forma gradual, evitando que ocorra picos de energia, já que não haverá uma produção elevada de insulina.

A tendência a ter acúmulo de gordura com esse tido de carboidrato é bem menor e serve para que as pessoas diabéticas controlem melhor sua taxa de glicemia, sem temer desequilíbrios.

Vale ainda destacar que os carboidratos bons são capazes de oferecer uma sensação de saciedade por muito mais tempo, se comparado com os carboidratos ruins (os carboidratos simples ou refinados). E o motivo é óbvio: o alto índice glicêmico presente neles.

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Alimentos ricos em carboidratos bons

Os carboidratos bons, ou complexos, estão presentes em diversos alimentos muito interessantes e que podem fazer parte de sua dieta. Como dito, o exemplo mais comum se dá pela forma integral dos alimentos, isso vale para aqueles feitos de farinha integral, arroz integral e cereais integrais.

Por isso, veja a lista, abaixo, e comece a substituir gradualmente suas opções:

  • Aveia;
  • Quinoa;
  • Amaranto;
  • Cevada;
  • Batata-doce;
  • Mandioca;
  • Mel;
  • Ervilha;
  • Feijão;
  • Grão-de-bico;
  • Soja;
  • Linhaça;
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Cenoura;
  • Couve;
  • Certas frutas;
  • Sementes e nozes;
  • Frutas secas.

Como o consumo de carboidratos tem a fama relacionada ao ganho de peso, fique atento, para não os cortar da dieta. A falta deles pode afetar o humor, o cérebro, a memória, a concentração, a cognição e desregular o organismo!

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